terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Bonecas Kokeshi

Sou fã das bonecas japonesas Kokeshi e venho colecionando desde 2000. Essas bonecas têm um chame especial apesar de sua simplicidade, e são hoje reconhecidas como símbolo do Japão, onde as meninas costumam receber uma quando nascem para que tenham boa fortuna. 

Elas começaram a ser criadas no norteste do Japão na região de Tohoku (1804-1829DC). Existem 2 estilos de Kokeshi. A Kokeshi Tradicional que é feita de madeira pintada (Dogwood, Castanheira, Cerejeira or Keyaki) e é deixada no tempo por até 5 anos para que possa ser usada na criação da boneca. A Kokeshi Criativa que é completamente livre quanto à forma, feitio e cor, começou a ser produzida depois da Segunda Guerra em cidades próximas a Tóquio. Não existem porém restrições quanto ao feitio, cor ou inspiração da Kokeshi Criativa. Kokeshi são únicas porque feitas à mão tanto na forma, pintura ou criatividade, nunca existirá uma igual a outra em expressão ou estilo e isso é mágico. 


Essa kokeshi é a mais recente que comprei no bairro da Liberdade em São Paulo. Ela tem seu kimono esculpido na madeira com tecido tradicional japonês. Kokeshi são reconhecidas como símbolos de amor e amizade com que podemos presentear parentes e amigos. E todos adoram receber uma, além de trazer muita sorte, saúde e felicidade.

2 comentários:

Ismail N disse...

Those dolls were cute. I think my daughter will love to have them too. Happy New Year.

Casa de Boneca disse...

She will love them, for sure". Thanks for visiting and you comment ;)