terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Foodscapes

O fotógrafo britânico Carl Warner de 44 anos que vive na Inglaterra, criou uma série de fotografias utilizando apenas alimentos para formar paisagens maravilhosas e criativas. É uma forma de arte completamente nova que usa materiais comuns tirados das prateleiras do supermercado, nada muito sofisticado, tudo muito simples. Ele monta seus cenários sobre mesas de 1,2 metro por 2,4 metros fotografando-as rapidamente para evitar que murchem antes de finalizar as fotos. São chamadas "foodscapes" (união das palavras food - alimentos - e landscape - paisagem)  e mostram cavernas submarinas, florestas, praias ao pôr do sol e até cachoeiras. São usados vários alimentos e temperos como: legumes, frutas, peixes, queijos, frios, massas, enlatados, frutos do mar, grãos, chás, biscoitos, etc.


Nesta floresta, as árvores são feitas de brócolis com ervilhas penduradas, e as estradas são pavimentadas com cominho. O gramado é feito de ervas e as montanhas de pão. Nuvens de couve-flor adornam o céu.



Esta caverna é feita com frutos do mar. As rochas são feitas de pão, mas no fundo do mar, elas são de couve-flor.  



O mar vermelho desta praia, ao pôr do sol, é feito de fatias de salmão. Batatas e pão formam as rochas. Um barquinho feito de ervilhas completa o cenário.



Os balões de frutas e legumes, árvores de brócolis, rochas de batatas, lavouras de grãos de milho e fatias de pepino, cidade de queijo, torre de cenoura e por aí vai.....


Nesta cena alpina, os principais ingredientes são os frios. Biscoitos do tipo grissini e presunto de Parma se transformam no trenó puxado pelas montanhas de neve feitas de outros frios, como peru defumado e mortadela. Os pinheiros são feitos com presunto de Parma.

As fotos deverão ser usadas por uma cadeia de supermercados britânica, a Sainsbury's em uma campanha publicitária, e Warner também pensa em reuni-las em um livro para promover a alimentação saudável entre as crianças.

A foto menor acima, mostra o arco íris de um prato, que ficou perfeito por trás da floresta de verduras e batatas.

Nenhum comentário: