sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Pálido Ponto Azul

Ao observar a foto ao lado, tirada da Voyager 1, numa distância de mais de 4 bilhões de milhas, onde nosso planeta aparece como um pálido ponto azul insignificante no meio de uma facho de luz no imenso universo, o astrônomo Carl Sagan disse tudo que sentiu:

"Se você olhar para essa foto, vê um ponto. É aqui. É nosso lar. Somos nós. Nesse lar, todos que já existiram até hoje, cada ser humano, viveu sua vida. Todas as nossas alegrias e sofrimentos, milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas, todo caçador e caçado, todo herói e covarde, todo criador e destruidor de civilizações, todo rei e plebeu, todo casal apaixonado, toda criança, todo pai e toda mãe, todo inventor e explorador, toda pessoa íntegra, todo político corrupto, todo ídolo, todo líder, todo santo e pecador na história de nossa espécie viveram suas vidas num ponto, num cisco suspenso no espaço.

A Terra é uma parte MUITO pequena na vastidão do cosmo. Pense nos rios de sangue derramados por generais e imperadores para que em glória e triunfo se tornassem por um breve momento, os líderes poderosos de uma fração desse ponto. Pense nas crueldades cometidas por habitantes de uma fração desse ponto com outros habitantes de outra pequena fração desse mesmo ponto. Quão frequentes seus desentendimentos, quão ávidos para se matarem uns aos outros, quanto ódio. Nossa postura, nossa imaginada importância e a ilusão que temos alguma posição privilegiada no universo, é desafiada por esse pequeno ponto palidamente iluminado. Nosso planeta é apenas um cisco solitário na imensidão escura do cosmo. Somos tão obscuros nessa imensidão toda que não parece haver alguma possibilidade que algum tipo de ajuda venha de algum lugar para nos salvar de nós mesmos. Isso só depende de nós. 

A Terra é o único mundo conhecido por nós que abriga vida, não há ainda nenhum outro lugar, pelo menos num futuro próximo, para onde nossa espécie possa migrar. Visitar sim, mas estabelecer-se ainda não. Por enquanto, a Terra é o único lugar que temos para sobreviver e manter a nossa espécie.

Dizem que a Astronomia é um ciência que forma humildade de caráter. Por isso, para mim, não existe melhor demonstração da loucura dos conceitos humanos que a imagem do nosso mundo assim tão insignificante e pequeno. E para mim, essa imagem vem ainda reforçar nossa responsabilidade de sermos mais amáveis e tolerantes uns com os outros e de amar e preservar esse pequeno e pálido ponto azul, o único lar que conhecemos."
~ Carl Sagan ~ 
"O céu era seu lar.  Ele finalmente está em casa"
( - 1934/1996 - ) 

» NASA

Nenhum comentário: