segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Sociedades Secretas

Sociedades secretas sempre existiram, desde o passado mais remoto e continuam por aí: no Congresso, na igreja ou na mesquita, na direção de grandes empresas, no crime organizado... Elas estão em toda parte.

Sociedades secretas acompanham a história do homem, talvez desde que ele inventou a civilização. Como os integrantes dessas organizações são freqüentemente poderosos, no sentido político, militar ou econômico do termo, é natural que muitos desses grupos tenham se envolvido, e até protagonizado, momentos decisivos e que até podem ter alterado o destino da humanidade. A maçonaria, por exemplo esteve envolvida até o pescoço com a independência dos Estados Unidos (1766), do Brasil (1822) e de mais de um punhado de países no mundo. Há quem veja conspiração em tudo, mas nem tudo que se diz sobre as sociedades secretas é bobagem. Elas são muitas e com várias ramificações, mas as mais conhecidas, investigadas e que têm mais relevância no momento, devido até às suas ações no passado são:

MAÇONARIA é uma organização, uma rede global, hoje composta de cerca de 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes com rituais que variam muito de um país para outro. Mas, todas elas, independente do país, defendem os ideais de liberddae, igualdade e fraternidade. Veneram o Grande Arquiteto do Universo como se fosse Deus, por isso foram expulsos da igreja pelo papa em 1738. Exigem requisitos dos iniciados que depois de passaram por uma cerimônia de iniciação, vão galgando postos e acumulando mais e mais conhecimento. Embora proíbam de falar em política e religião dentro do templo, os maçons continuam tendo o poder e a influência de sempre. A mesma que usaram para orquestrar capítulos decisivos da história da humanidade.

ILLUMINATI são os iluminados de idéias radicais que se rebelaram contra a igreja no século 18 e se misturatam à maçonaria para criar a mais poderosa organização subterrânea que já existiu. Muitos pesquisadores garantem que os Illuminati estão por aí epalhados e pretendem acabar com as identidades nacionais, destronar os monarcas e estabelecer o que chamam "Nova Ordem Mundial", uma espécie de governo global dominado por meia dúzia de mentes brilhantes. Um mundo com uma só moeda, um só exército e uma só religião.

ROSACRUZ é uma irmandade mística que pode ter raízes no Egito antigo e se espalhou pelo mundo pregando a busca do conhecimento, a tolerância religiosa e a harmonia entre os homens de bem. Incorporaram elementos de várias culturas e tradições e defendem a Religião Universal da Sabedoria. No caso, ser cristão iria além de seguir a figura bíblica de Jesus, mas faria parte da busca do conhecimento oculto e esotérico. Resumindo, a Ordem Rosacruz enveredeou pelo cristianismo e esoterismo, enquanto a maçonaria se guiou pelo pensamento racional.

TEMPLÁRIOS eram monges prediletos de santos e papas, bons de espada que faziam também votos de pobreza, castidade e obediência e dispostos a liquidar os infiéis. É considerada a sociedade secreta mais badalada e poderosa da Idade Média. A ordem foi fundada em Jerusalém em 1119. Em 1139 foram consagrados definitivamente, pois uma nova bula papal isentava os templários da obediência às leis locais, somente teriam que obedecer ao sumo pontífice (papa). Apesar da bravura reconhecida, os templários muitas vezes foram censurados por seu orgulho e arrogância. Dizem que sua extinção foi em 1312 mas alguns frades teriam reconstruído secretamente a ordem e dezenas de sociedades secretas posterioes seriam filhotes desse movimento.

OPUS DEI significa em latim "Obra de Deus" e é acusada de ultraconservadora, totalitária e conspiradora, mas prefere viver nas sombras. Há quem a chame até de "Máfia Santa", outros a acusam de ser "uma Igreja dentro da Igreja", com poderes excepcionais e muito dinheiro colocado a serviço de um conservadorismo atroz. Seguidores da ordem teriam a missão de ocupar posições de liderança na sociedade, garantindo assim, o poder de influência da 
organização. A Obra já conseguiu fincar bem os pés na África, na Ásia e na América Latina. Agora o que ela quer é conquistar o leste europeu. Ela teria protegido e impulsionado a eleição do atual papa Bento 16 que dá sinais de profunda simpatia pela "Obra". 


Livro: Sociedades Secretas (Sérgio Pereira Couto - Editora Universo dos Livros)

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei d+!! Boa semana! Beijus
Lais