quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Foto marca campanha de Obama

Obama e Che
Descoberto fotógrafo que fez a foto mais marcante de Obama.

Jim Young, da Reuters, fez o retrato que serviu de base para a ilustração que se tornou onipresente nos Estados Unidos durante a campanha presidencial. Ele pode ficar tão célebre quanto o autor da foto de Che Guevara.

O retrato de Barack Obama serviu de base para a ilustração de Shepard Fairey. A arte, que tomou as ruas das cidades americanas durante a campanha presidencial americana, em 2008, ficará marcada como um dos principais ícones do primeiro presidente negro dos Estados Unidos.  

Young, que, em suas palavras, já tirou "milhares" de fotos de Obama, afirmou que nem havia se dado conta de que a imagem era de sua autoria. O retrato foi tirado em 2007 durante uma sessão no Senado.

Por sua foto, Jim Young pode ser alçado a um ícone da fotografia, como o cubano Alberto Korda, autor do retrato de Che Guevara que virou estampa de camisetas e de todos os objetos ligados ou não ao comunismo e à Revolução Cubana.

Foto de Obama (Reuters): Jim Young, da Reuters, foi autor do retrato que serviu de base para a arte que virou ícone da campanha de Barack Obama à presidência americana.
Foto de Che (Reuters): O cubano Alberto Korda tornou-se célebre por seu retrato do líder revolucionário cubano Che Guevara. Young pode integrar, agora, a mesma categoria de fotógrafos. 

4 comentários:

Greta Poltronieri disse...

Putz...o Che deve ta se retorcendo de ver a foto dele assim tão pertinho com a de um presidente americano...rsrsrsr

host disse...

i added u as a friend :) would u ike to do the same to me :) thnx :)

Casa de Boneca disse...

Oi Greta, concordo com vc. Só espero não me decepcionar mais adiante com o americano... bjzzz

Casa de Boneca disse...

Thank you so much, host. I'll be adding yours too. Be back anytime! Cheers