sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A ansiedade é necessária

O psiquiatra e psicanalista Plinio Montagna, presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, explica que existe um nível ideal de ansiedade que é importante para a mente.

Para o psicanalista Plínio Montagna, Presidente da Sociedade Brasileira de Psicanálise,  “depois de um período de radicalização em direção aos remédios, o pêndulo está retornando ao equilíbrio, no qual a psicanálise – a cura pela palavra – e a psiquiatria – a cura pelos medicamentos – voltarão a se complementar, como deve ser. Em seu consultório, Montagna recebe pacientes supermedicados e gente viciada em calmantes, para a qual foi dada pouca atenção psicológica".

"Na escala prazer-desprazer, a ansiedade é um estado emocional desprazeroso. Está relacionado ao sentimento de incapacidade psíquica do ego diante de um perigo que o ameaça, de origem interna ou externa. No limite talvez seja a mais primitiva experiência psíquica do ser humano. Nesse nível, está relacionada ao medo de algo que ele mesmo não sabe nomear. De todo modo, as ansiedades básicas do ser humano são a ansiedade de aniquilação (ou morte) psíquica ou física, de castração, de separação. A vida psíquica humana nunca é puramente genética ou ambiental. A penetrância de um gene depende de fatores ambientais. Basta verificar que gêmeos univitelinos são diferentes entre si. É importante lembrar que a ansiedade é um combustível essencial para o funcionamento mental. Pode-se usar o modelo de um violão. Há uma tensão das cordas que permite a música soar. Se o estiramento for excessivo, elas se rompem. Se estiverem muito frouxas, não sai música. Ansiedade é assim, em relação ao funcionamento do psiquismo."

Foto: "Ansiedade" de Edward Munch

» Época

4 comentários:

krika disse...

Acabei de ler e achei super interessante, vou cuidar melhor da minha ansiedade... rsrs.Um abração Helena e aparece viu.

Glaukitos disse...

Olá, vim te avisar que tem um selo pra vc aqui:

http://glaukitos.blogspot.com/2009/02/selo-66.html

Bom FDS e parabéns pelo Blog.

Glaukitos disse...

Ah, tem mais este também:

http://glaukitos.blogspot.com/2009/02/mais-selos.html

^^

Cochise disse...

Olá, Helena!

Falou e disse... E muito bem!

Um bom dia, um bom fim-de-semana e bom Carnaval!

(((Abraços!)))