terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O Arquipélago dos Abrolhos, baleias e tartarugas

"Quando te aproximares da terra, abre os olhos."
O descobridor italiano Américo Vespúcio foi o primeiro a ficar extasiado com a costa sul da Bahia. Tanto que a expressão acabou virando o nome da região.

O arquipélago de Abrolhos é formado por cinco ilhotas de origem vulcânica - Siriba, Guarita, Redonda, Sueste e Santa Bárbara. Abrolhos está sendo preservado por causa dos seus raros e belíssimos corais e pelas suas águas cristalinas. Este lugar paradisíaco está bem em frente às cidades de Alcobaça e Caravelas, distantes 270km de Porto Seguro, onde fica o maior aeroporto da região.

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos, o primeiro criado no país, em 1983, é hoje uma reserva modelo. Apenas cinco barcos com, no máximo 15 passageiros, podem operar nas áreas abertas à visitação por dia. É proibido ficar na ilha e fotos da paisagem são proibidas porque a Marinha Brasileira considera a área de importância estratégica. Só é permitida tirar fotos submarinas. Como não existe infra-estrutura no arquipélago, as cidades de Caravelas e Alcobaça oferecem hotéis e pousadas confortáveis, tudo simples e rústico.

Abrolhos possui um deslumbrante ecossistema marinho, com águas onde a visibilidade pode chegar a 30 metros, a uma temperatura média de 24C. No fundo do mar, 17 espécies de corais se misturam ao colorido dos peixes e às tartarugas, garantindo um visual de cair o queixo. Para quem gosta de mergulho, é um prato cheio. Mesmo usando apenas máscara e snorkel, dá para se deliciar com o mundo submerso, visitando os restos de navios naufragados antiquíssimos, explorar cavernas e observar raríssimos corais, como o do tipo "cérebro", ou simplesmente se deliciar com uma das mais belas paisagens oceânicas da costa brasileira.

Abrolhos são também uma reserva de pássaros, principalmente as fragatas. A visita é feita com guias da Marinha que nos levam pertinho delas, tão pertinho que podemos até tocá-las. Essas aves tropicas são lindas e elegantes, brancas com cerca de 50 cm de comprimento e que completam círculos no céu, azul e brilhante. Essa região na costa sul do estado da Bahia é conhecida como "Costa das Baleias."

Outra atração imperdível é mergulhar nas águas de Abrolhos, uma inesquecível aventura ecoturística, as opcões são infinitas. Dependendo da época do ano, as baleias Jubarte (humpback whales) elegem a região para namorar. É comum ver os imensos mamíferos nadando tranquilamente pela região, sem se importarem com o alvoroço dos turistas. As baleias Jubarte costumam emergir da água bem pertinho de você. É fascinante porque você sente a água borbulhando pertinho e, de repente aparecem 4 baleias bem à sua volta, mostrando a cauda belíssima por alguns segundos. Essas baleias são calmas e brincalhonas, parecem que apreciam a companhia humana, têm cerca de 15 metros de comprimento. Se você mergulhar usando snorkel, pode conseguir segui-las debaixo da água. Se for sortudo então, pode até pegar uma "carona" com elas nadando junto por uns 30 minutos. Elas são impressionantes. Como não existem barcos por perto, o turista pode se sentir seguro e também porque apesar dessas baleias serem imensas, elas não fazem nenhum mal.

Quer mais? Participe como voluntário do 'Projeto Baleia Jubarte', no qual um grupo de pesquisadores, em parceria com o Ibama, estuda e protege estes animais em sua época de cria e reprodução, desde 1988. E, desde 1980, também o 'Projeto Tamar' trabalha para reverter o processo de extinção das cinco espécies de tartatugas marinhas da costa brasileira. Se você quiser saber mais e/ou colaborar com estes importantes projetos, clique nos links abaixo.

» Ibama

10 comentários:

Anônimo disse...

que coisa mais linda... tão pertinho de nós o..O)

The Acolyte Tao disse...

Beautiful sea pictures, but I don't speak Spanish so I have no idea what everything is saying unfortunately.

The Acolyte Tao disse...

Thanks for the English translation!

Namaste!

Casa de Boneca disse...

Thanks for visiting and comments.
Haribol! Namastê!

Casa de Boneca disse...

Anônimo, obrigada pela visita, É verdade... tão pertinho e esquecemos as belezas que nos rodeiam, nosso país maravilhoso. Volte sempre :O)

Lari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lari disse...

Olá!
Que bom que gostou do meu blog, eu também adorei o seu. Estou gostando muito de encontrar outras pessoas que têm amor aos animais e ao meio-ambiente. É tão lindo ver o trabalho que projetos como Tamar e Baleia Jubarte fazem... Se todo mundo fizesse um pouco, estariamos bem melhor.

Abraços =*

Achernar disse...

Casa de Boneca:

Muy contenta por el premio que otorgas a mi blog. Muchas gracias. Me tomaré algunos días para publicarlo, ya que tengo otro premio pendiente y todavía no lo he compartido.

Abrazos

Casa de Boneca disse...

Lari,
Penso como você e acho que o que fazemos pelos animais é ainda unsuficiente diante do sofrimento deles provocado por nós. Seu blog é ótimo, me divirto lendo seus posts. Vou linkar você de volta :)
bjsxxxx

Casa de Boneca disse...

Achernar, obrigada por ter aceito o premio, seu blog realmente é muito bom e resultado do bom trabalho que tem feiro. Não se preocupe. Coloque quando puder :)
bjxzz