terça-feira, 10 de março de 2009

O fenomeno Barbie

A boneca mais famosa do mundo já ganhou rosto de Marilyn Monroe, pele negra e cílios de verdade. Seus 50 anos serão celebrados com exposições em todo o mundo.

A boneca mais vendida do mundo fez 50 anos no dia 9 de março, apesar do corpinho de modelo e cinturinha de vespa.  Desde que foi criada, passou por inúmeras mudanças na aparência física – ganhou e perdeu cílios de verdade, sorriso e maquiagem, além de ter trocado de rosto inúmeras vezes –, no molejo de seu corpo e no jeito de se vestir – já foi roqueira, hippie, atriz de cinema, dona de casa e estilista. 

Segundo Carlos Keffer, colecionador e único brasileiro a ter o primeiro modelo da boneca (que custa US$ 12 mil hoje), "a Barbie deixou de ser boneca para ser ícone pop, celebrada por estilistas", afirma. O colecionador diz que ela foi elevada a outro patamar que qualquer outro brinquedo não teria sido. "Nestes 50 anos, ela registrou a história da moda e do comportamento da sociedade", afirma. 

A Barbie foi criada por Ruth Handler e o seu marido Eliot em 1936, sendo esta uma ideia de Ruth que sempre via a sua filha Bárbara brincando com bonecas de papel que trocavam de roupa, foi então que lhe surgiu a idéia de criar uma boneca que trocasse de roupa, usando uma modinha e também com uma feição adulta diferente das bonecas da época. 

Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, ela foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, a 9 de Março de 1959. A imagem da Barbie sempre foi a de uma top model, símbolo de beleza e juventude.

Ruth e Eliot Handler eram donos da empresa de brinquedos Mattel, fabricando a Barbie que foi vendida a 3 dólares os primeiros exemplares, que teve 340.000 bonecas do primeiro exemplar.Logo após o seu sucesso de vendas foram criadas outros modelos de Barbies e logo a Barbie também ganhou uma família: em 1961 chegou seu namorado Ken e em 2000, ela afinou as pernas e ombros e ganhou mais quadril.

A Mattel está apostando pesadamente no licenciamento de produtos de moda e beleza com a marca Barbie. Stila, Bloomingdales e Jonathan Adler estão entre os novos parceiros. Os lançamentos serão anunciados numa festa com tapete pink, a cor “preferida” da aniversariante - em vez de tapete vermelho. A ocasião será marcada também pelo lançamento de uma página da Barbie no Facebook e de um microsite com vídeos e outras atrações sobre sua biografia. 

Além da Mattel, colecionadores do mundo todo também estão promovendo o aniversário da Barbie, e bem antes de a data chegar. Na Alemanha, a colecionadora Bettina Dorfmann exibe boa parte de suas 6 mil bonecas. Na Suíça, mais de mil Barbies exibem seus cabelos e modelitos ao lado de cenários de Lego, no museu Messe Halle. 

No Brasil, o colecionador Carlos Keffer, costuma fazer em média 16 exposições por ano com suas bonecas. Além disso, a Casa da Barbie, um caminhão todo decorado em cor-de-rosa está passando por várias cidades desde o ano passado e vai rodar o país até o fim do ano, conta com a presença de uma modelo vestida de Barbie. As meninas vão à loucura.

4 comentários:

David Funk disse...

As always, another informative and detailed entry you have here. The Barbie phenomenon has been incredible.

Also, I've been getting tagged like you wouldn't believe in the last week....six times! So I gave you some more awards on my latest entry. Take care my dear friend!

mariagabrielle disse...

passei para te deseja boa semana,bom fim de semana

Helena disse...

Hi David,
Thanks again for your awards. You've been a great friend and blogger!
Your Brazilian friend
Helena

Helena disse...

Para você também, mariagabrielle. obrigada pema visita :0)
Bjssz
Helena