sexta-feira, 13 de março de 2009

Sexta-feira 13: superstições e amuletos

Uma sexta-feira 13 ou seja, uma sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar. O que fazer para passar por esse dia com segurança?  

Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país. Alguns foram torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan no calendário hebraico. 

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes morreram em seguida por mortes trágicas: Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio. 

Antes disso, porém, existe uma lenda da mitologia nórdica: conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Amuletos de sorte:
Trevo de quatro folhas - esse trevo favorece um bom desempenho nos jogos de azar e transmite bons presságios.
Pé de coelho - a pata empalhada de coelhos e lebres tem o dom de afastar malefícios e chamar riqueza.
Ferradura - usada atrás da porta, traz sorte.
Figa - corta o mau olhado.
Chave - abre os caminhos e favorece a boa sorte.
Olho grego - usado desde a antiguidade para cortar o 'olho grande".
Âmbar - renova as energias e favorece o bem estar e a boa saúde.
Ganesha - deus indiano da prosperidade, fortuna e felicidade.
Buda - amuleto auspicioso que traz sabedoria e sorte.
Sapo Karu - para usar na carteira e chamar o dinheiro.
Elefante - colocado de costas para a porta de entrada, traz saúde e vida longa.

A CAIXA DO SUCESSO (muito usada em Minas Gerais e comumente feita numa sexta feira 13)
 Para aumentar o seu poder diante das pessoas importantes envolvidas em assuntos profissionais de seu interesse, faça o seguinte talismã:
Encontre uma caixinha bem pequena de qualquer material, coloque dentro uma Folha de Louro e um Citrino, feche-a e despeje sobre ela três gotas de Limão. Está pronta a sua Caixa de Sucesso. Leve-a com você sempre que quiser um “auxílio extra”, para assuntos de sorte e prosperidade, principalmente numa sexta feira 13.

O nome Citrino vem do grego e significa “pedra de limão”. Os legionários romanos usavam essa pedra sobre o peito para se resguardarem de maus olhares e de intrigas de invejosos. Até a Idade Média o Citrino foi usado como pedra de sorte, que deveria proporcionar vida eterna.

O Louro é sinonimo de sucesso desde a antiguidade, quando colocavam uma coroa de louro nos ganhadores de jogos e heróis.

O limão é conhecido como grande desinfetante, o que limpa e clareia as situações.

2 comentários:

Lari disse...

Oii Helena!
Desculpa a demora...
Muito obrigada pelos selos, já postei os dois lá no blog. \o

Nossa... como uma pessoa coloca um elefante atrás da porta? Eu nunca vi essa superstição... Eu acho legal a sexta 13, é meio emocionante!

Helena disse...

Lai,
Sei que vc tem estado bem ocupada. Porcuro sempre dar uma passadinha no blog e nem preciso dizer que adoro ler o que vc escreve. Parabéns. Helena :)