quarta-feira, 4 de março de 2009

Telhados brancos

Pintar os telhados das casas de branco poderia ajudar a abrandar as alterações climáticas, refletindo a luz solar de volta para o espaço sideral.  

É o que garante um cientista do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia -- onde já há planos para resfriar as cidades usando o método. Hashem Akbari está lançando uma campanha mundial para pintar as cidades de branco, a fim de arrefecer a temperatura do planeta. O cientista tem o cuidado de dizer que continua sendo necessário reduzir as emissões de carbono, mas que sua idéia poderia nos dar mais tempo para fazê-lo.

Akbari quer que comunidades, autoridades locais e famílias usem mais materiais refletores claros em pisos e telhados em eventuais manutenções e reparos, o que não acarretaria aumento dos custos e diminuiriam em 20% o gasto de energia com aparelhos de ar condicionado.

Outro fator a ser considerado de acordo com a ciência, é que os telhados brancos reduziriam cerca de 10 anos de emissão de poluentes, mesmo se não tomássemos nenhuma providência quanto à poluição industrial no momento. Dimiuiriam também o chamado aquecimento urbano, que é a capacidade das áreas hurmanas de absorverem mais calor do que outras áreas. 

Povos antigos já usavam essa sabedoria para diminuir o impacto do calor nas cidades e manter a temperatura do ambiente equilibrada. Ele cita a cidade de Santorini na Grécia, onde esse costume já se tornou até símbolo da cidade.

Foto 1: Tetos brancos já usados em residências nas Bermudas. (NEWSCOM)
Foto 2: Ilha de Santorini na Grécia.