domingo, 5 de abril de 2009

Bebês quase reais

Conheça a arte reborn e os bebês que parecem bebês de verdade.


A técnica reborn, também conhecida como a “arte de renascer”, ajuda artistas a deixar as bonecas o mais semelhante possível com humanos. Para isso existem moldes importados, de vinil siliconado ou silicone, argila e levam cerca de seis camadas de tintas, por dentro e por fora, reproduzindo fielmente a textura da pele, os olhos, os cabelos e até mesmo os cílios de um recém-nascido.

Tudo começou durante a Segunda Guerra Mundial, quando as mães teriam desenvolvido a habilidade de reformar, ou fazer "renascer", as bonecas velhas (ou parcialmente destruídas) para presentear os filhos e amenizar a tristeza diante de tanta destruição. O resultado foram bebês quase reais, surgindo aí os primeiros passos da arte reborn.

Com o fim da Segunda Guerra, as européias desenvolveram novas técnicas para transformar as bonecas, transformando um "hobby" nesta encantadora arte.

Não demorou muito para as ténicas reborn se propagarem aos quatro cantos do mundo, transformando os "Estados Unidos" no principal criador de reborns e formador de rebornistas.

No Brasil, o conhecimento da arte reborn ainda é recente, porém já é bem difundida e vem formando cada vez mais rebornistas em todo país. Dentre as que conheço a que se destacou foi Julia Lollo. Seus bebês são esculpidos um a um com polymer clay, não usando moldes ou formas especiais, arte pura.

A realidade de seus bebês me deixou impressionada, pois tive a oportunidade de ver um pessoalmente que chegou até a me confundir. Como sou uma colecionadora de bonecas, passei então a pesquisar mais sobre o assunto e criei o vídeo acima para que pudesse mostrar uma maior quantidade desses bebês.

O bebê reborn é feito para colecionadores e adultos, podendo eventualmente ser presenteado a crianças, caso sejam cuidadosas, meninas maiores pois são feitos de material delicado, cabelos implantados que devem ser penteados cuidadosamente (assim como bebês), pois sendo implantados fio a fio, podem se desprender aos poucos.

De acordo com Julia Lollo: "Caí do Céu criando bebês que parecem reais com muito carinho, dedicação, capricho e amor. Nossos bebês reborn ou esculpidos recebem textura de pele, enraizamento fio a fio de cabelo, cílios, olhos e tudo o que for necessário para parecerem bebês de verdade. Os bebês esculpidos em polymer clay são verdadeiras jóias, feitos um a um e sem o uso de moldes ou formas."

» Caí do Céu
» Meu canal You Tube

8 comentários:

[camille paixão] disse...

nossa, Helena.
tinha visto esses trabalhos... realmente impressionantes, não?!
e que paciência...rs.

ótima semana =]

maria disse...

legal voce falar das bonecas achei muito bom o tema parabens.

Cleisson disse...

Oi Helena
Estou fazendo uma mudança no blog garoto do espaço, mudança geral começando pelo nome isso porque quero ter amplitude de temas e não limita-lo apenas Astronomia e suas ligaçôes, criar mais um blog me obrigaria a deixar de lado esse blog então achei melhor juntar tudo num só, o endereço não mudou erntão acho que não terei problemas com os links. Espero que goste do novo visual e breve do novo conteúdo.
Abração

David Funk disse...

Hi Helena!

Wow, I like the look of the Reborn babies. Thanks for sharing the video and information my dear friend!

I gave you an award that I hope you'll accept:

http://www.basicbloganomics.com/2009/04/international-bloggers-community.html

Best wishes always my friend!:)

Achernar disse...

Helena:


Hola. Te informo que tienes un detalle en mi blog. Si deseas pasar a retirarlo.


Abrazos

Helena disse...

Oi gente: estou voltando lentamente e breve voltará tudo ao normal. Obrigada a todos pelo carinho. =)

Helena disse...

Hi David: thanks for your award. I'll be posting it as soon as possible. Soon everything will be all right. Best wishes.

Anônimo disse...

quem disse q ela faz escultura ..a maioria dos bebes da julia sao moldes q qualquer artista tem em maos aff q mentirada