quarta-feira, 22 de abril de 2009

O mito de São Jorge

Santo Guerreiro ganha cada vez mais devotos em todo mundo.

Mesmo existindo muitas controvérsias sobre o Santo Guereiro reverenciado aqui no Brasil, ele continua com sua crescente popularidade, sendo adorado por milhões de pessoas pelo mundo inteiro. Dizem que o verdadeiro São Jorge teria nascido na antiga Capadócia (Turquia). Ainda criança foi morar na Palestina e, assim que atingiu a idade adulta, ingressou no exército.

Quando ele se opôs ao Imperador Diocleciano, que tinha planos de matar seguidores do Cristianismo, foi submetido a incontáveis torturas, mas suportou todas, sem nunca renegar a sua fé cristã. Sua coragem acabou inspirando a conversão de muitos ao cristianismo. Diante disso, Diocleciano mandou degolá-lo em 23 de abril de 303.

A popularidade de São Jorge está relacionada também ao fato dele não ser cultuado apenas nos templos católicos. Osincretismo religioso existente em nosso país, possibilita que o santo também seja cultuado na Umbanda. No Brasil o orixá Ogum é representado por São Jorge.

Daí nascerem as controvérsias sobre sua origem, já que muitos apontam ser esse São Jorge do Dragão uma outra figura criada pela imaginação do povo, seguindo a crença do verdadeiro São Jorge que na verdade é o Padroeiro da Inglaterra, Portugal, Lituânia e Geórgia.

Mas, o que importa, é que esse santo vive no coração dos brasileiros e para muitos tem realizado milagres e mudado sua vida completamente para melhor. Quem não se lembra de quando pequeno ouvir a mãe falar: "olha para a lua cheia para ver São Jorge", a gente olhava e via. E toda lua cheia ainda dava lá uma outra espiadinha para ver se o santo continuava lá.

Oração de São Jorge
Chagas abertas, sagrado coração todo amor e bondade, o sangue do meu senhor Jesus Cristo no meu corpo se derrame, hoje e sempre. Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge, para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me encherguem, e nem em pensamento eles possam ter para me fazerem o mal, armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças quebrarão sem meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem.

Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder da sua santa e divina graça, a Virgem Maria de Nazaré me cubra com seu sagrado e divino manto, me protegendo em todas as minhas dores e afliçoes e Deus com a sua divina misericordia e grande poder seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos, e o glorioso São Jorge em nome de Deus, em nome de Maria de Nazaré , em nome da Falange do Divino Espirito Santo estenda-me o seu escudo e as suas armas poderosas defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza dos meus inimigos carnais e espirituais , e de todas as suas más influencias, e que debaixo das patas de seu fiel Ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a Vós sem se atreverem a ter um olhar sequer que me possa a prejudicar. Assim seja com o poder de Deus de de Jesus Cristo e da Falange do Divino Espirito Santo, Amém.

Foto 1: A imagem de São Jorge original da Capadócia (Turquia).
Foto 2: A representação de São Jorge como Ogum.
Foto 3: A imagem tradicional de São Jorge aqui no Brasil

3 comentários:

Lari disse...

Oi Helena!
Você ganhou mais um selo...

Babo disse...

Mais um pouco de cultura. Belo texto.

Abs,

Babo

Helena disse...

Para Lari e Babo: obrigada pela visita e comentários. É bom ter amigos como vocês. =)