segunda-feira, 20 de abril de 2009

A tumba da Rainha Cleópatra

No alto de uma colina com vista para o Mar Mediterrâneo, enterrados a grande profundidade sob a pedra do Templo Taposiris Magna (da Deusa Isis), é possível que estejam os restos mortais de Cleópatra, segundo acreditam os arqueólogos.

A tumba da rainha egípcia nunca foi encontrada, mas arqueólogos estão descobrindo mais evidências de que os sacerdotes de Cleópatra levaram seu corpo ao templo após seu suicídio, onde poderia estar junto com os restos mortais de seu amante Marco Antônio, já que os historiadores acreditam, baseados no escritor romano Plutarco, que Marco Antônio e Cleópatra foram enterrados juntos. E esta poderá ser a descoberta mais importante do Século XXI, segundo arqueólogos egípcios.

Esta semana, os arqueólogos descobriram um cemitério próximo ao templo com algumas múmias, um indicativo do enterro de membros da realeza . Também foram encontradas o rosto de uma estátua em alabastro, que acreditam ser de Cleópatra, moedas de bronze com sua esfinge e uma máscara, provavelmente de Marco Antônio.

Kathleen Martínez, arqueóloga pioneira na teoria de que Cleópatra poderia estar enterrada no templo, acredita que uma das câmaras poderia conter os restos do famoso casal.

As escavações, no entanto, poderão ser adiadas para a próxima primavera (no hemisfério sul) por razões de segurança, já que o templo tem vista para uma casa de veraneio no Mediterrâneo do presidente egípcio, Hosni Mubarak.

foto: o rosto de uma estátua de Cleópatra em alabastro, moedas com seu rosto e uma máscara que pode ser do general Marco Antônio encontradas nas escavações do templo (Reuters).

»
Reuters Brasil

Nenhum comentário: