quinta-feira, 25 de junho de 2009

O café especial do Brasil

Um passeio cheio de sabores que vai despertar os seus sentidos.

Não há registros ou evidências que comprovem realmente a origem do café. Mas a mais considerada e relevante conta a estória do pastor Kaldi.

Conta-se que há mais de mil anos esse pastor começou a notar uma melhor disposição de seu rebanho de ovelhas, toda vez que se alimentavam de uma frutinha vermelha da região. Resolveu então, experimentar essas mesmas frutinhas e se sentiu muito mais animado, capaz de percorrer muitos quilômetros com seu rebanho com uma ótima disposição.

Certo dia, um monge que passava na região percebeu a alegria e disposição do pastor Kaldi e seu rebanho. Depois de pesquisar descobriu que a origem eram as frutinhas vermelhas, das quais conseguiu um punhado que levou para o monastério.

Lá, preparou uma infusão e bebeu o líquido, que logo depois passou a ser usado por muitos monges. A notícia se espalhou pelos monastérios islâmicos onde primeiro o café foi cultivado, espalhando-se então por toda uma região hoje conhecida como Yemen.

Nascido na África e primeiro cultivado na Ásia, o café aqui no Brasil se adaptou muito bem ao clima e às diferentes regiões e tipos de terra, concentrando-se principalmente no sul do estado de Minas Gerais e São Paulo, sendo que é na cidade de Carmo de Minas, ao sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira que o café encontrou a terra especial capaz de produzir a lavoura mais premiada do mundo.

Carmo de Minas é considerada hoje a produtora do melhor e mais premiado café do mundo. E você pode conhecer toda a região, participando de um passeio onde vai caminhar pelas plantações, visitar o pátio de secagem mais alto do país, aprender a degustar o café que hoje é comparado aos melhores vinhos do mundo.

Tudo isso num típico casarão colonial em meio a uma paisagem deslumbrante de mais de um século de história, tradição, respeito sócio ambiental e amor ao café que transformaram uma simples produção agrícola em uma arte, que tem por obra prima o aroma e o sabor.

É um lindo passeio que vale a pena conferir! Saiba mais sobre o passeio e o café no link abaixo.

Nenhum comentário: